Senador Pinheiro reuniu apoiadores para avaliar atuação

por 22:40 0 comentários

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) reuniu,  em Salvador, a equipe do mandato e segmentos que sempre acompanharam sua atuação no Senado. O objetivo foi fazer um balanço da atuação parlamentar e traçar perspectivas para os próximos anos. O encontro reuniu deputados, prefeitos e vereadores, além dos assessores do escritório político da Bahia e do gabinete de Brasília.
Ricardo Matense, presidente do PT de Mata de São João, foi convidado pelo senador para participar do encontro.
Pinheiro fez um pronunciamento lembrando sua trajetória política, com destaque para a caminhada até a eleição para o Senado, quando em 2010 recebeu cerca de 3,6 milhões de votos. “No início da campanha enfrentamos muitas dificuldades e as pesquisas apontavam nosso nome em terceiro lugar nas intenções de votos. Trabalhamos firme e obtivemos uma vitória nas urnas que nos colocou como o senador mais votado da Bahia”, lembrou Pinheiro.
Pinheiro ainda destacou momentos importantes do seu trabalho no Senado, a exemplo da aprovação de projetos a partir de sua relatoria, como o que deu origem à Lei de Acesso à Informação, o PPA 2012-2015, a nova Lei do Audiovisual, dentre outros. Lembrou ainda da condução de votações para projetos de interesse do governo Dilma, como os planos Brasil Sem Miséria, Minha Casa Minha Vida, Ciências para Todos, as Cotas nas Universidades públicas e escolas técnicas, dentre outros.
O senador disse ainda que desde 2007 a Bahia vive seu momento mais democrático, a partir de uma gestão participativa liderada pelo governador Jaques Wagner, em parceria inicialmente com o presidente Lula e agora com a presidenta Dilma. “Ao longo de décadas, a Bahia vinha sendo governada pelo grupo político do antigo PFL, que tinha amplo acesso ao governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, mas este alinhamento não trouxe benefícios aos baianos, nem um hospital de grande porte ou universidade federal, uma vez que o nível de investimento do governo federal fez foi muito pequeno nessa época”, disse.
Pinheiro destacou ainda que as atuais políticas alinhadas acarretaram em maior desenvolvimento econômico e social para os baianos. “Um exemplo é o programa Garantia Safra, que tinha apenas quatro mil agricultores familiares cadastrados e hoje o número passa de 120 mil. Além disso, nosso estado lidera a geração de empregos do Nordeste, com mais de 510 mil postos de trabalho criados a partir da política acertada do governador Wagner. Vivenciamos um processo de transformação política e hoje o estado entende a necessidade de capilaridade das ações, levando para o interior mais infraestrutura e dinamizando as economias locais”, destacou.
Para Pinheiro, o desafio para os próximos anos é justamente ampliar a quantidade de realizações, ações e entrega de obras, chamando para a responsabilidade os prefeitos eleitos em 2012. “Precisamos tocar a gestão, aproveitando as oportunidades dos programas estaduais e federais. A consolidação do processo de continuidade do nosso projeto não é encerrar um ciclo, mas iniciar uma nova etapa. “, disse.  Ele lembrou ainda que seu mandato está à disposição para continuar contribuindo com o desenvolvimento local.
Uma das linhas que Pinheiro apontou na condução da atividade parlamentar em 2013 é justamente a realização de ajustes fiscais que permitam aos municípios compensarem as perdas com a desoneração da economia, a exemplo da redução do IPI. “A política acertada da presidenta Dilma para manter a economia aquecida tamnbém resultou na perda de arrecadação dos municípios, tornando necessária uma política compensatória”, destacou. Pinheiro é relator do projeto que prevê mudanças no Fundo de Participação dos Estados ((FPE), que está tramitando no Senado e lidera o debate do novo Pacto Federativo.
Ele disse que a base de apoio ao governo estadual saiu fortalecida nas Eleições 2012 e que a condução na gestão vai ser decisiva para abrir boas perspectivas para 2014. “Mais do que um nome, a disputa do PT tem que ser de confirmação do projeto. Preparar a caminhada para 2014 a partir do conjunto de ações de 2013″, destacou. Pinheiro enumerou algumas realizações, a exemplo do contingente de 90 mil baianos beneficiados com o Prouni, cinco mil quilômetros de estradas entregues e 510 mil novos empregos gerados na Bahia.  “A gente ainda convive com contradições, mas é inegável a melhoria de condições de vida dos baianos desde o governo do presidente Lula. Precisamos avançar e por isso a Bahia está inserida na reestruturação da logística no País, com o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste”.

Ricardo Matense

Vereador de Verdade

Ricardo Matense é Vereador no município de Mata de São João, Bahia. Na Câmara Municipal é presidente da Comissão dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Jovem e é o relator da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar meu blog.
Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuitamente.

Um abraço,

Ricardo Matense