Rui Costa será o novo Secretário da Casa Civil no Governo da Bahia

por 20:17 0 comentários
O governador Jaques Wagner anunciou hoje o nome do deputado federal Rui Costa como o novo secretário da Casa Civil na Bahia. Confira abaixo a entrevista concedida por Rui ao Politica Livre:


O deputado federal Rui Costa (PT) disse agora há pouco ao Política Livre que está preparado para assumir o cargo de chefe da Casa Civil do governo Jaques Wagner. O nome dele foi confirmado ontem pelo governador em conversa com jornalistas, depois de várias negativas nas últimas semanas. Contrariando a expectativa geral de que sua ida para a secretaria significará naturalmente seu ingresso no time petista de pré-candidatos à sucessão do governador Jaques Wagner, em 2014, Costa afirmou, entretanto, que não entra no jogo sucessório.

“Não quero dar este desdobramento (de pré-candidato), porque acredito que o esforço neste momento de governo deve ser para materializar o que está projetado ou iniciado. A sucessão passará pela avaliação do governo à epoca e para que possamos garantir a continuidade é preciso que haja entregas, que as coisas sejam concluídas ou iniciadas. Só assim daremos ao governado plenas condições de fazer o sucessor. Se nos dispersarmos ou colocarmos nossas energias na sucessão, vamos perder o foco, contaminar a gestão e comprometer o processo sucessório”, afirmou o deputado.

Para Costa, “isso sendo feito, o governador será o grande maestro e à época (da sucessão) poderá avaliar todas as alternativas e oportunidades”. Apesar de sua relação de proximidade com o atual secretário de Relações Institucionais, César Lisboa, que o sucedeu no cargo por sua própria indicação, Costa pretende manter-se afastado do trabalho político executado pela outra pasta, dedicando-se efetivamente à gestão do governo, papel da Casa Civil. “Sempre defendemos essa tese de diferença de papéis das duas pastas”, disse em conversa recente com o Política Livre antes do anúncio de sua indicação.

Ele também antecipou que não teve ainda uma conversa definitiva com o governador sobre a secretaria, o que deve ocorrer quando voltar de Brasília, onde se dedicou na Câmara dos Deputados ao trabalho nas Comissões, entre elas, a de Orçamento. Antecipou, no entanto, que Wagner vai promover “algumas mudanças” no secretariado, sem dar, entretanto, pistas sobre o que acontecerá. Costa é desde sempre no PT a figura mais próxima do governador, posição que deverá se confirmar no governo e provavelmente motivou o convite para que assuma o cargo. O resultado dessa intimidade Deus sabe no que dará.

Ricardo Matense

Vereador de Verdade

Ricardo Matense é Vereador no município de Mata de São João, Bahia. Na Câmara Municipal é presidente da Comissão dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Jovem e é o relator da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar meu blog.
Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuitamente.

Um abraço,

Ricardo Matense