Sempre é tempo de se exercitar (por Marcus Theófilo)

por 23:22 0 comentários

Para garantir uma vida saudável na melhor idade é necessário fazer exercícios durante toda a vida

O avanço da idade é um processo que abrange várias modificações como estilo de vida, doenças, genética, influenciando expressivamente a maneira em que se atinge a uma determinada idade. O envolvimento do idoso com atividade física contribui para um melhor estilo de vida, tendo benefícios em que esses exercícios podem proporcionar.

O processo de envelhecimento está ligado a importantes modificações corporais como diminuição da massa muscular, da força, da potência e declínio da independência funcional, que está associada à diminuição na habilidade para realizar as atividades da vida diária como sentar, subir escadas, carregar um objeto e das capacidades físicas.

No envelhecimento, há diminuição da estatura devido à compressão vertebral, com o estreitamento dos discos intervertebrais e da cifose; constante perda de equilíbrio devido a mudanças motoras; curvatura dorsal acentuada; possível descalcificação óssea; perda de tônus muscular e maior fragilidade da articulação.

A perda da massa e força muscular é a principal responsável pela perda da mobilidade e da capacidade funcional no processo do envelhecimento, devido à elasticidade do tecido, aumento do tecido gorduroso e presença de ligações aleatórias de colágeno, consequentemente prejuízo de unidades motoras funcionais dificultando a locomoção, equilíbrio, aumentando o risco de quedas, contribuindo também para o risco de doenças crônicas, como o diabetes e a osteoporose.

As pessoas idosas podem beneficiar-se de exercícios físicos, porém benefícios maiores podem ser obtidos se a prática dessas atividades for regular, em níveis moderados a intensos, incluindo os exercícios de força, aeróbicos e de flexibilidade, ajudando na preservação da autonomia funcional, reduzindo riscos de quedas, aperfeiçoando a mobilidade e contrabalanceando a fraqueza e a fragilidade muscular, além de possibilitar melhor execução das atividades funcionais.

Publicado inicialmente em MaisRegião.com.br

Ricardo Matense

Vereador de Verdade

Ricardo Matense é Vereador no município de Mata de São João, Bahia. Na Câmara Municipal é presidente da Comissão dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Jovem e é o relator da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar meu blog.
Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuitamente.

Um abraço,

Ricardo Matense