Mata de São João terá conferência sobre Transparência e Controle Social

por 20:40 2 comentários
O prefeito João Gualberto e o vice-prefeito, Marcelo Oliveira receberam ontem um grupo de jovens para conhecer o projeto do MjPOP - Monitoramento Jovem de Políticas Públicas, que é desenvolvido pela Visão Mundial e está sendo articulado em Mata de São João em parceria com o Instituto Carvalhos de Justiça. A intenção era apresentar ao prefeito a importância do MjPOP para o empoderamento da juventude e o avanço na qualidade da participação da sociedade nos espaços democráticos de poder.

O ingresso dos jovens na discussão das políticas públicas se aprimorou com a realização da Conferência da Juventude. Entre os presentes à reunião estavam alguns dos integrantes da delegação de jovens que representaram o município e o território como Delegados à Conferência Estadual realizada em outubro: Bruno Rafael, João Sales, Helliézer Dias, Ricardo Matense e Ronald Alex, este último foi eleito Delegado à Conferência Nacional e participará, em Brasília, entre os dias 09 e 13 de dezembro, da etapa que reunirá jovens de várias partes do Brasil.

O prefeito parabenizou a iniciativa do MjPOP e deu uma verdadeira aula sobre Orçamento Público. Fiquei responsável em organizar uma Comissão Municipal e os documentos necessários para que ele convoque a Conferência Municipal de Transparência e Controle Social. Quero aqui, além de registrar minha gratidão pela honra e confiança, parabenizar o prefeito pela atitude que poucos gestores tiveram no país de convocar uma conferência sobre Controle Social. Estive em Brasília e percebi pelos números que a grande maioria dos prefeitos do Brasil não se interessaram. Acredito que a realização dessa conferência vai incentivar a população a acompanhar mais de perto a ação do poder público, avaliar e monitorar a execução de obras e a prestação de serviços; assim, a nossa democracia terá mais qualidade e uma efetiva participação da população.

Os detalhes sobre a Conferência você acompanha aqui no blog, sempre com a tag #TransparênciaMatense

Ricardo Matense

Vereador de Verdade

Ricardo Matense é Vereador no município de Mata de São João, Bahia. Na Câmara Municipal é presidente da Comissão dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Jovem e é o relator da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

2 comentários:

  1. Companheiro Ricardo Matense,

    Parabéns pela iniciativa, ações como esta motivam a participação popular. Os ganhos são imensos: Melhoria das políticas publicas, Melhor aplicação dos recursos públicos a sociedade, enfim, mais transparência. O MjPOP faz muito bem para Mata de São João.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, companheiro Ednaldo. Acredito muito nisso (ou quem sabe apenas nisso), na participação popular chegando ao controle social. O poder público dando transparência dos seus atos e a sociedade monitorando, assim a nossa democracia estará consolidada e a corrupção inibida, em todos os níveis.

    Esses meninos do MjPOP dão show por onde chegam e com a galera animada que tem aqui em Mata de São João não será diferente.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar meu blog.
Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuitamente.

Um abraço,

Ricardo Matense