Balanço do II Congresso da Juventude do PT na Bahia

por 18:34 0 comentários

No último fim de semana foi realizado o II Congresso Estadual da Juventude do PT na cidade de Camaçari. Contamos com a presença de cerca de 300 jovens de todo o estado, destes, 149 eram delegados eleitos nos congressos municipais. Contamos também com a presença de vários deputados e lideranças do Partido dos Trabalhadores, tais como, os deputados Estaduais Yulo Oiticica, Bira Coroa e Luisa Maia, os deputados Federais Emiliano José, Zezéu Ribeiro, Josias Gomes e Valmir Assunção, o Prefeito de Camaçari Luiz Caetano, o presidente do PT-Bahia Jonas Paulo e o ex-ministro da Casa Civil do Governo Lula, José Dirceu. 
 
Fundamentalmente, o congresso da JPT cumpriu um papel muito importante para o partido. Além de reunir jovens lideranças de todo o estado com dirigentes há mais tempo consolidados e possibilitar trocas de experiências, pode-se perceber a diversidade de espaços onde a juventude petista se organiza, as bandeiras que defendem, como tem sido a experiência da JPT/BA nos legislativos e governos municipais. São jovens militantes de movimentos sociais como o Movimento Estudantil, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, movimentos Sindicais Agrários e Urbanos, jovens da Agricultura Familiar, jovens LGBTs, do Movimento Negro, das Pastorais de Juventude que compõe a base social da juventude do PT.
 
A juventude do PT também elegeu uma grande quantidade de jovens às Secretarias Municipais da JPT que estiveram presentes durante o congresso, trazendo a experiência do que é ser jovem dirigente partidário/a.
 
Concluiu-se, com o fim do congresso, a necessidade de fortalecer a juventude petista do interior do estado, consolidando o projeto de renovação de quadros do PT e formando-os para os processos de construção política. Para tanto, foram apontadas várias propostas de funcionamento da Secretaria Estadual da Juventude do PT, como cursos de Formação Política junto com a Secretaria Estadual de Formação Política do PT que incluam a juventude. Uma política de Comunicação que estabeleça uma rede de contatos e trocas de informações com os municípios e a Secretaria Estadual. Ações de organização e preparo de candidaturas jovens do interior. Formulação de uma política de financiamento das ações da Juventude. Realização de encontros setoriais da juventude dos Movimentos Sociais e formulação de linhas de ações conjuntas, que pautem a unidade da JPT.
 
O II ConJPT começou a ser construído há 2 meses, seguindo o calendário estabelecido nacionalmente, e a comissão organizadora estadual se debruçou no acompanhamento das comissões e dos congressos municipais e, da relação com a Comissão Organizadora Nacional. Foi um processo muito intenso, que exigiu dedicação exclusiva dos companheiros e companheiras envolvidas, pois, além do cuidado com as comissões municipais, ainda havia a demanda da estrutura, da comunicação e divulgação do evento.
 
É certo que tivemos muitos problemas também, como todo grande evento. A estrutura deixou um pouco a desejar e a metodologia das discussões. Porém, com todos os problemas, foi dado o máximo de cada um para tentar resolver. Agradecemos a todos/as os/as companheiros/as que se sentiram também responsáveis pelo congresso que é organizado e realizado por todos/as e não só pela comissão.
 
A Comissão Organizadora do II Congresso Estadual da JPT vem à público agradecer a participação de toda a militância presente que se dispôs a fortalecer e crescer junto com a JPT da Bahia. E vamos em frente!
 
Saudações Petistas à toda a Juventude! Viva a JPT!

Fonte: PT Bahia

Ricardo Matense

Vereador de Verdade

Ricardo Matense é Vereador no município de Mata de São João, Bahia. Na Câmara Municipal é presidente da Comissão dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Jovem e é o relator da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar meu blog.
Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuitamente.

Um abraço,

Ricardo Matense