20 de Novembro: Dia da Consciência Negra

por 00:30 0 comentários

Quando olho aquela foto dos negros comemorando a LEI MALFEITA DE ISABEL, fico imaginando: tanta comemoração pela Lei Áurea durante o dia e quando chegou a noite para onde foram os negros e negras? 

Sem terra, sem teto, iniciaram seus movimentos de luta, subiram os morros e aqui estamos nós, os descendentes daquela turma, os favelados, meninos e meninas de rua, analfabetos e os escravos de carteira assinada!

Dia da Libertação dos Escravos é mesmo o 20 de Novembro: nos libertamos quando olhamos o exemplo de Zumbi, guerreiro do povo negro; nos libertamos quando tomamos consciência de que somos iguais, mas por causa das injustiças praticadas contra nosso povo durantes séculos nos fizeram diferentes: para chegar na equidade, os diferentes devem ser tratados de modo diferente, por isso somos defensores de políticas afirmativas para o povo negro, a exemplo das cotas para negros e negras nas universidades.


Um jovem negro teve um objeto roubado aqui em nossa região. Ele me contou que a polícia encontrou, mas os policiais queriam dele uma 'recompensa' para que ele pudesse reaver o objeto.


Ele foi tratado assim porque tem pouca instrução. Tem pouca instrução porque é pobre. É pobre porque é negro. A pobreza no Brasil tem idade e cor: é jovem e é negra.

Precisamos pensar o país para os próximos anos. Pensando a partir da cidade. E como Mata de São João é gente primeiro, pensar nas pessoas que vivem aqui, na nossa juventude. Quais oportunidades e caminhos estão sendo oferecidos à nossa juventude?

Defendo que haja em nós vontade, compromisso e competência para formular políticas para os próximos anos. Não dá pra ficar focado apenas em eleições, é preciso fazer um debate e um planejamento mais amplo.

Ações afirmativas para a juventude negra.



Viva povo negro. Viva povo matense. Brava gente brasileira!




Ricardo Matense

Vereador de Verdade

Ricardo Matense é Vereador no município de Mata de São João, Bahia. Na Câmara Municipal é presidente da Comissão dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Jovem e é o relator da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar meu blog.
Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuitamente.

Um abraço,

Ricardo Matense