Começa a Campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva

por 12:20 0 comentários
Foi dado inicio, em Mata de São João, a campanha de vacinação anti-rábica animal que tem por objetivo vacinar cães e gatos em todo o município, visando prevenir e interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina, diminuindo assim a possibilidade da ocorrência da raiva humana. Os cuidadores destes animais devem procurar vigilância sanitária ou os agentes de endemias até o dia 24 de novembro para imunizá-los. 

Deverão ser vacinados cães e gatos a partir de um mês de idade. A vacinação é indiscriminada, ou seja, os animais devem ser vacinados independentemente do estado vacinal anteriores. No caso de animais primovacinados (primeira dose), deve ser administrado um reforço vacinal, com intervalo de 30 dias.

A raiva é considerada um grave problema de saúde pública, por apresentar letalidade de 100%. A doença é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e pode ocorrer em todos os mamíferos, inclusive no homem. A transmissão ocorre por meio do contato com a saliva de animais portadores do vírus rábico. A pessoa agredida por um animal raivoso que não receber o tratamento preventivo pode adoecer e, uma vez estabelecidos os sintomas, a doença evoluirá para o óbito.



Fonte: Prefeitura Municipal

Ricardo Matense

Vereador de Verdade

Ricardo Matense é Vereador no município de Mata de São João, Bahia. Na Câmara Municipal é presidente da Comissão dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Jovem e é o relator da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar meu blog.
Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuitamente.

Um abraço,

Ricardo Matense