Treinamento Nacional sobre metodologia MjPOP

por 10:53 0 comentários


CLIQUE AQUI e acesse arquivo em .pdf com a proposta do EPJ
O EPJ participou como convidado, entre os dias 21 e 24 de fevereiro, do Treinamento sobre Monitoramento de Políticas Públicas realizado pela Visão Mundial, em Salvador/BA. Conhecemos como funciona a metodologia MjPOP – Monitoramento Jovem de Políticas Públicas. A ferramenta foi adaptada da metodologia CBPM (Community Based Performance Monitoring), que em 2004 foi adaptada pela Visão Mundial Austrália em parceria com o Banco Mundial e trazida para o Brasil em 2005. Desde seu início no Brasil, em Fortaleza, surgiu a necessidade de adequar a metodologia ao contexto brasileiro, levando em consideração a necessidade de prover um amplo período de formação e de articulação com outros atores locais (organizações de base comunitária, igrejas, associação de moradores, etc).

É apenas em 2007 que a Visão Mundial Brasil decide focar a metodologia na formação e empoderamento de grupos de adolescentes e jovens, buscando responder à sua estratégia nacional, que prioriza a participação política de crianças, adolescentes e jovens. Hoje são mais de 200 jovens engajados em grupos e envolvidos diretamente no monitoramento de políticas e serviços públicos em Fortaleza, Rio de Janeiro, Ponto dos Volantes e São Paulo; entendendo, discutindo e buscando alternativas, juntamente com outros grupos, para que estes serviços e políticas se cumpram ou sejam mais eficientes, sobretudo nas comunidades onde vivem. 

O Encontro foi bastante proveitoso, e tivemos a oportunidade de apresentar o EPJ, parte de nossa carta de princípios e exemplos de algumas ações e posicionamentos, para compreensão dos nossos objetivos pelos participantes. Entre estas ações, que o EPJ publicou em seu site uma proposta de monitoramento e que na Bahia estamos dando passos iniciais para articulação de um projeto para monitoramento na área de direitos da criança e do adolescente.

Ricardo Matense

Vereador de Verdade

Ricardo Matense é Vereador no município de Mata de São João, Bahia. Na Câmara Municipal é presidente da Comissão dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Jovem e é o relator da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar meu blog.
Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuitamente.

Um abraço,

Ricardo Matense