Ricardo palestra sobre Crédito e Microfinanças para empreendedores

por 20:12 1 comentários
Hoje palestrei durante o curso de Empreendedorismo que está sendo realizado pela Secretaria Municipal do Trabalho, enquanto Agente de Crédito e Economia Solidária da prefeitura, sobre crédito e microfinanças. Iniciei com uma análise conceitual do termo. Entendemos que crédito é derivado de crer, traduz confiança (cujo termo original quer dizer "fiar com", ou seja, fazer em cooperação) e há riscos. Resumo numa frase o que quis expressar:
"Em todas as nossas relações sociais há operações de crédito, que por exigir confiança, admite risco. Toda operação de crédito é uma operação de risco".
Para falar de crédito financeiro, citei o sistema tradicional, onde o que determina o acesso ao crédito são as garantias oferecidas pelo tomador, que são baseadas na solidez do empreendimento, na tradição financeira e no patrimônio.

Sobre microfinanças, apresentei a experiência de Muhhamed Yunus, o banqueiro dos pobres, e a criação do Grameen Bank - instituição pioneira na oferta de microcrédito, inicialmente aos desfavorecidos de Bangladesh. No microcrédito o que determina o acesso é a Análise Sócio Economica (ASE) do empreendedor e do empreendimento. Ou seja, enquanto no crédito tradicional o acesso depende das garantias (solidez, tradição financeira e patrimônio), nós aprovamos microcrédito com base na análise da intenção, do potencial e do caráter.

Ricardo Matense

Vereador de Verdade

Ricardo Matense é Vereador no município de Mata de São João, Bahia. Na Câmara Municipal é presidente da Comissão dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Jovem e é o relator da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

Um comentário:

Obrigado por comentar meu blog.
Cadastre seu e-mail e receba atualizações gratuitamente.

Um abraço,

Ricardo Matense